Frank Zappa Quarto nº 253

By Jose Oliveira

Música & Som, June 15, 1978


DIA de concerto, dia de festa!

Saio de casa no começo da tarde para mais uma «missão impossivel». Atravesso a cidade, ao volante do meu carro, debaixo duma chuva bastante fina. Lá fora um frio dos diabos! Bela invenção o aproveitamento da temperatura do motor para aquecimento do interior do veiculo.

HOTEL DU CHAMPS DE MARS. Dirijo-me à recepção, onde me informam que o homem que procuro acabara de chegar há quinze minutos.

No elevador que me conduz ao 7.º piso, verifico pela não sei quanta gésima vez o meu gravador de cassettes.

Quarto n.º 253. Bato à porta e esta abre-se quase simultaneamente. Encontro-me face a face com FRANCISCO VICENTE ZAPPA um tipo de 38 anos de idade, antigo patrão das empresas «RATOS ESCALDANTES» e «COMADRES INVENTORAS» e o primeiro no Universo a utilizar a palavra PUNK!

Apresentações da praxe: sou fulano tal e tal trabalhando para uma revista portuguesa interessada numa entrevista.

ZAPPA parece não compreender lá muito bem o meu País de origem e pergunta-me novamente. PORTUGAL ?! ... Mas é fantástico, a minha esposa também é Portuguesa, responde-me ele num inglês bem típico da Costa Oeste dos States. Imediatamente convida-me a entrar na luxuosa suite. O primeiro gesto é o de ir buscar à sua mala de viagem uma fotografia da sua esposa.

Nada me provava, contudo, que aquela beldade loura era do meu País. De repente pensei em mais uma ironia zappiana e sorri.

ZAPPA pareceu compreender-me e estende-me o seu passaporte colectivo onde VERDADEIRAMENTE ESTUPEFACTO leio GAIL ZAPPA natural de Lisboa (Portugal) e de nacionalidade americana por naturalização.

E o diálogo inicia-se imediatamente.

ZAPPA o criador polivalente, mostra-se duma simpatia reservada e as suas respostas curtas são bem típicas do Universo Paranóico que o rodeia.

 

M&S Onde conheceste a tua esposa? Já estiveste em Portugal?

ZAPPA Habitualmente não falo da minha vida privada. Desconheço a quem possa interessar; (insisto e o segredo desvenda-se).

Gail foi com 5 anos para o Brasil e de lá para os U. S. A. onde a conheci. Temos 3 filhos e habitamos em Los Angeles. Estivémos de férias em Portugal há 5 ou 6 anos! No sul, num sítio que se chamava «STONE BEACH» (Praia da Rocha),

M&S Qual a impressão que tiveste de Portugal nessa época, pois como deves saber houve uma Revolução e muita coisa mudou.

ZAPPA A única coisa de que me lembro é que nunca choveu! ...

M&S Serias capaz de aceitares um convite para uma actuação em Portugal?

ZAPPA – Até hoje ninguém me escreveu com esse fim . Mas aceitaria com prazer.

M&S – O grande problema será o cachet que tu exiges.

ZAPPA – Continuo a dizer-te q.ue ninguém me convidou para um show no teu País!

M&S – Depois de teres despedido o teu empresário, estás agora em conflito com a tua editora de discos, a WARNER BROS. O que se passa exactamente?

ZAPPA – O meu contrato consistia na gravação de 4 álbuns, a realizar até finais de 77. Fi-lo e ainda não me pagaram. Alem disso, impedem-me de assinar pela EMI e PHONOGRAM.

M&S – Em que consistia esse contrato?

ZAPPA Deveria receber 60000 dólares por álbum! (cerca de 2700 contos!). .

M&S – Pensando na audiência americana, acho bastante estranho o facto de seres mais ouvido na Europa que nos Estados Unidos. Vês alguma razão para isso?

ZAPPA – Talvez que o públic'o europeu seja menos estúpido e mais inteligente que o 'americano'! ...

M&S – Dada a complexidade dos teus textos, dever-se-ia dar o fenómeno inverso, pois na Europa nem todos os países se exprimem em inglês, o que resulta uma difícil compreensão da tua música, não?

ZAPPA – O ponto capital é o SOM. Não há necessidade de compreender os textos.

M&S – Porque razão os teus filmes ficam sempre inacabados?

ZAPPA – Por falta de dinheiro!

M&S – Sei que estás realizando um novo filme. Qual o título e pensas acabá-lo?

ZAPPA – Chama-se «BABY SNAKES» e ficará pronto no próximo Verão. Para o fazer preciso de dinheiro e muito, eis a razão desta digressão pela Europa.

M&S – Quais foram as tuas influências iniciais?

ZAPPA – Na capa do álbum «FREAK OUT» existe uma lista de 150 pessoas responsáveis desse facto ...

M&S – Mais uma nova formação dos Mothers of Invention. Qual o processo que utilizas na escolha dum novo músico?

ZAPPA – Os MOTHERS OF INVENTION já não existem! «ZOOT ALLURES» foi a sua ultima invenção. A nova banda chama-se ZAPPA. Os meus homens são escolhidos por audiência.

M&S – Qual é a parte de improvisação nos teus concertos?

ZAPPA – E da ordem dos 60 por cento!

M&S – PUNK-ROCK. O que pensas deste fenómeno?

ZAPPA – About PUNK-MUSIC? Não ouço essa merda! ... Isso é bom para os ingleses!

M&S – Mas há uma critica social que envolve o movimento.

ZAPPA – Propaganda social isso talvez! Os teenagers são tão estúpidos que confundem tudo. Uma maneira fácil de ganhar dinheiro unicamente à base do vestuário duma certa época. Musicalmente, para mim, o movimento é nulo!

M&S – Conheces os SEX PISTOLS? O que pensas deles?

ZAPPA – CONHECI! Eram bons rapazinhos mas todos eles capados! Sem testículos, quero eu dizer, pois o problema deles eram os testlculos (NEVER MIND THE BOOLLOCKS).

M&S – Em «BROWN SHOES RON'T MAKE IT» tu dizes «ELA TEM 13 ANOS, MAS GOSTARIA DE FAZER-LHE AMOR NO RELVADO DA CASA BRANCA». Não achas que certa parte do público poderá criticar-te pelo teu carácter obsceno?

ZAPPA – O problema é deles!

M&S – Um dia disseste que utilizavas DEUS como energia ...

ZAPPA – Sim, é verdade. Quando JIMMY CARTER falou na TV acerca de algumas restrições sobre energia, vi-me obrigado a utilizá-lo.

M&S – Qual a tua obra preferida?

ZAPPA – «LUMPY GRAVY».

M&S – Muita gente critica-te pela forma rigorosa com que tratas o teu pessoal. Sobretudo aqueles que abandonaram o grupo. Acerca disso, o que tens para dizer?

ZAPPA – ZAPPA só há um! Muita gente gostaria de 'ser um ZAPPA!

Todos os que me criticam através de entrevistas procuram grande realce nos jornais da especialidade. Unicamente publicidade.

(ACEITO O 3.º COPO DE WHISKIE E FRANK FUMA O SEU 3. º CIGARRO).

ZAPPA – Ainda tens muitas perguntas para me fazer ou vamos ficar aqui até às tantas? .

(RESPONDO QUE ESTOU QUASE NO FIM),

M&S – Consideras-te ainda como «FREAK»?

ZAPPA – Sempre.

M&S – A crítica especializada considera-te ainda como um «GENIO»! Pensas na verdade ter nascido já como uma intuição musical?

ZAPPA – Sei o que valho e tento utilizar todos os meios possíveis postos à minha disposição para atingir o orgasmo da perfeição.

M&S – Qual a tua opinião acerca da nova vaga de grupos de rock, surgidos precisamente na tua região, isto é, Los Angeles e arredores.

ZAPPA – Não se pode abrir um rádio na parte Oeste dos U. S. A. sem se ouvir imediatamente AEROSMITH e KANSAS. Acho que estas formações são bastante sãs.

M&S – Vais continuar a produzir alguns grupos, como fizeste outrora, como os Alice Cooper e Captain Beefheart? Quais são os teus futuros projectos?

ZAPPA – Talvez. Estou bastante ocupado com o filme que realizo neste momento, mas talvez possa aceitar um convite para produzir um álbum para um amigo. .

M&S – Ao falar-se de Frank ZAPPA, associa-se esse nome a LOS ANGELES. Quando não partes em digressão, como ocupas o teu tempo nessa cidade enorme?

ZAPPA – Hollywood Street! Todas as manhãs à porta do Banco Amer Express podes ver um ceguinho mendigando! Ao meio dia, deposito a «massa», como um «hot-dog» e passeio algumas garotas no meu Rolls preto!

Well, it's O. K.!

 

ZAPPA convida-me a acompanhá-lo ao Parque das Exposições onde os ensaios começam dentro de alguns minutos. Descemos ao hall do Hotel e tomamos lugar no luxuoso Mercedes posto à disposição pela Organização Parisiense. Durante os 5 km que nos separam do parque ZAPPA mostra-se interessado em informações politicas sobre Portugal. Pergunta-me que espécie de Socialismo existe entre nós,

Chegados ao recinto, todos os restantes músicos se encontram já nos seus postos, tal orquestra clássica esperando pelo seu maestro. Despedimo-nos e agradeço a amabilidade e simpatia. Mais tarde, uma semana depbis, viria a saber que ZAPPA recusara entrevistas para os jornais franceses! Experiência estranha, mas dum prazer de qualidade diferente esta difícil missão cumprida de ouvir ZAPPA.

Read by OCR software. If you spot errors, let me know afka (at) afka.net